Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bonecos são os novos "seguranças" da USP

Se você é de São Paulo certamente lembra do "Ricardão", apelido dado pelos motoristas as bonecos implantados, no final da década de 90, em guaritas da CET espalhadas pelas marginais Pinheiros e Tietê, na tentativa de enganar motoristas que trafegavam nas vias com a proibição de suas placas em horários de pico. Era o início do sistema de rodízio de veículos na cidade e o prefeito era Paulo Maluf. 
Os bonecos usavam uniformes idênticos aos dos agentes de trânsito conhecidos como "marronzinhos". Apesar do deboche com o apelido dado ao boneco inflável, pelos motoristas, a CET insistiu na idéia e criou a versão feminina do boneco para tentar "convencer" os motoristas de que a fiscalização continuava presente. Não funcionou. Rapidamente, a boneca passou a ser chamada de Suzy, em alusão à famosa boneca americana. Ricardão e Suzy tiveram a aposentadoria antecipada e morreram abraçados em um depósito da CET.
Meses depois, foi noticiado que a Polícia Militar tentou ressuscitar a idéia para tentar enganar detentos e bandidos em, pelo menos, duas outras oportunidades. Um dos casos aconteceu numa delegacia de polícia da capital paulista, que estava sendo alvo constante de quadrilhas que tentavam invadí-la para libertar os presos ali encarcerados. Para tentar lubridiar os comparsas dos detentos, o delegado decidiu então fardar um boneco e colocá-lo de "vigia" em uma janela estratégica da delegacia. Funcionou por pouco tempo. Depois de alguns dias o "sentinela de araque" foi descoberto e a delegacia sofreu uma nova tentativa de invasão. No interior do Estado de São Paulo, um presídio, para solucionar o problema da falta de efetivo, adotou o uso de bonecos para "substituir" policiais nas torres de vigilância do complexo penitenciário. A sórdida manobra foi denunciada pela imprensa e a polícia foi obrigada a "demitir" os guardas infláveis.
Eis que, então, a famigerada Universidade de São Paulo (USP), resolve ressuscitar "Ricardão". A descoberta foi feita, e denunciada, em reportagem de Romeu Piccoli, da TV Record-SP, que flagrou um boneco no lugar de um segurança, dentro de uma guarita da universidade. No mês de maio passado, o estudante Felipe Ramos de Paiva (24) foi assassinado durante um assalto no estacionamento do campus da faculdade de economia.
Depois da morte do estudante, o governador Geraldo Alckmin e a reitoria da universidade prometeram reavaliar a segurança do local mas boa parte das guaritas continua vazia.
Eu sugiro que façam o mesmo com boa parte dos nossos deputados estaduais, federais, vereadores e, por que não dizer, com o nosso governador e prefeito? Demitam todos os ineficientes e, em seus postos, coloquem bonecos infláveis também afinal, do jeito que a coisa anda por aqui, ficará na mesma, com a diferênça de que boneco não ganha salário, muito menos exorbitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário