Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

AVC - Você pode salvar uma vida.


NOTÍCIA IMPORTANTE:
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL - VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA.

Durante um churrasco, Ingrid caiu. Queriam chamar uma ambulância mas ela insistiu que estava bem e só tropeçou por causa dos sapatos novos. Estava pálida e tremia, então lhe deram um prato com comida. Ingrid passou o resto da noite bem disposta e alegre.

Mais tarde, de volta para casa, o marido de Ingrid telefonou e deu a notícia: sua mulher havia sido internada em um hospital e às 23h, faleceu. Ela tinha tido um AVC durante o churrasco. Se as pessoas soubessem reconhecer os sintomas, Ingrid podia estar viva.

Algumas pessoas não morrem logo mas ficam durante muito tempo sujeitos a apoios e numa situação de desespero. um neurologista disse que quando consegue chegar a um individuo que sofreu um AVC, ele pode eliminar as sequelas. O segredo é diagnosticar e tratar a pessoa durante as primeiras 3 horas.

Como reconhecer um AVC?
Há 4 passos que devem ser seguidos para reconhecer um AVC.
  1. Peça à pessoa para rir (ela não vai conseguir).
  2. Peça à pessoa para dizer uma frase simples ("hoje está um dia bonito").
  3. Peça à pessoa para levantar os dois braços (não vai conseguir facilmente).
  4. Peça à pessoa para mostrar a língua (se a língua estiver torta ou virar de um lado para o outro, é um sintoma).
Se a pessoa tiver alguns destes sintomas a melhor providência é chamar imediatamente o médico e descrever os sintomas ao telefone.
Um cardiologista disse: "se for possivel divulgar estas dicas a um número elevado de pessoas podemos ter a certeza que alguma vida - eventualmente a nossa própria- pode ser salva". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário